Eleições 2016 – Rio Preto lidera ranking com 15 denúncias por meio de site

0

Ferramenta on-line já registrou 3.298 denúncias em todo o Estado.

Cinco cidades da região noroeste paulista receberam denúncia.

Cinco cidades da região noroeste paulista receberam denúncias de irregularidades envolvendo candidatos a prefeito e a vereador por um aplicativo oferecido pela Justiça Eleitoral e pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). São José do Rio Preto (SP) lidera ranking com 15 denúncias por meio de site e Uchoa (SP) tem cinco denúncias feitas pelo aplicativo. Altair (SP) e Monte Aprazível (SP) tiveram quatro denúncias e Santa Fé do Sul (SP) três, todas por meio do aplicativo.

Nas denúncias via site, Catanduva (SP) também recebeu cinco denúncias e Araçatuba (SP) três. Desde que as ferramentas de denúncias foram criadas, há dois meses, já registraram 3.298 denúncias em todo o Estado, sendo 1.974 pelo aplicativo de celular e 1.324 pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Para denunciar as irregularidades cometidas pelos candidatos basta ir ao site do TRE e informar os crimes eleitorais como compra de votos, uso de máquinas públicas e propaganda eleitoral irregular.

Pelo aplicativo “Pardal”, oferecido pela Justiça Eleitoral, ao suspeitar da existência de qualquer irregularidade, o cidadão tira uma foto ou faz um vídeo e envia o material. A denúncia é encaminhada diretamente ao Ministério Público Eleitoral para análise. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas on-line para dispositivos móveis que comportem os sistemas IOS e Android. Pelo aplicativo 67% das denúncias são em relação a propaganda eleitoral irregular, 11% denúncias diversas, 10% crimes eleitorais, 7% uso de máquina pública e 4% compra de votos.

Cinco cidades da região noroeste paulista aparecem com o maior número de denúncias (Foto: Reprodução / TV TEM)

Cinco cidades da região noroeste paulista têm denúncias (Foto: Reprodução / TV TEM)

DEIXE UMA RESPOSTA