Educação de Votuporanga recebe “nota dez”

0
Prefeito Dado transmitiu a notícia

Nos primeiros anos do ensino fundamental, a rede municipal de ensino de Votuporanga alcançou a nota 6,8, evoluindo em comparação com o índice de 2015, quando registrou 6,6. O indicador municipal está acima das médias estadual (6,5)

A educação municipal de Votuporanga está recebeu “nota dez”. O Ministério da Educação divulgou, no início desta semana o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb),mostrando bons números obtidos pelas escolas do município na avaliação da Prova Brasil, realizada em 2017.

Nos primeiros anos do ensino fundamental, a rede municipal de ensino de Votuporanga alcançou a nota 6,8, evoluindo em comparação com o índice de 2015, quando registrou 6,6. O indicador municipal está acima das médias estadual (6,5) e nacional (5,6) para os primeiros anos e, segundo o Governo Federal, se equipara ao de países desenvolvidos.

A nota obtida por Votuporanga também fica acima da meta estipulada pelo Brasil para 2022, que é de 6,0. “Hoje comemoramos um índice excelente que comprova a qualidade do ensino de nossas escolas e a dedicação dos professores com nossos alunos. O crescimento precisa ser constante e conseguimos isso. Votuporanga se destaca e estamos muito felizes com esse resultado”, comemorou o Prefeito João Dado.

Na tarde desta segunda-feira, o prefeito participou de um evento especial preparado pela Secretária da Educação, Encarnação Manzano, para apresentar os números aos Diretores de cada escola e homenageá-los.

“Vocês e suas equipes são os maiores responsáveis por este resultado. Essa conquista é um conjunto de fatores. Entre os destaques, cito a adaptação das escolas contra incêndio, reforma de algumas das unidades que já fizemos, valorização dos cargos concursados feita com a reestruturação organizacional recomendada pelo Tribunal de Justiça, a realização do Congresso Internacional de Educação e muitas outras benfeitorias”, discursou o Prefeito.

A Secretária da Educação complementou ainda dizendo que Votuporanga “tem escolas com excelência em material didático, lousas digitais, ar condicionado em todas as salas de aula, merenda de qualidade e constante investimento em tecnologia e capacitação”.

IDEB

O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é um indicador geral da educação nas redes privada e pública. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho em português e matemática na Prova Brasil, aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.

O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021, quando a expectativa para os anos iniciais da rede estadual é de 6,0. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente as aulas.