Diário do Verdão – Contas, mês insano e reta final em casa: a rota do Palmeiras no 2° turno

0

Verdão inicia metade final do Campeonato Brasileiro no próximo domingo, contra o Atlético-PR, fora. Caminho até o título tem duelos decisivos em sequência

cuca palmeiras elenco (Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação)Cuca calcula que campeão terá entre 72 e 74 pontos (Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação)

Primeiro colocado do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras projeta, no mínimo, repetir o desempenho atual na metade final do torneio para chegar ao título nacional – inédito para o clube desde que passou a ser disputado em pontos corridos, em 2003. Ao menos na visão do técnico Cuca: ele entende que a taça ficará com quem atingir entre 72 e 74 pontos.

Dos 19 jogos no segundo turno, o Palmeiras jogará 10 fora e nove em casa. O retrospecto na arena é bom até aqui: foram sete vitórias, um empate e uma derrota – 81% de aproveitamento. Na única vez em que teve de atuar fora do estádio por conta de evento promovido pela administradora, o time de Cuca venceu o Grêmio no Pacaembu.

A melhor sequência do Palmeiras se deu entre a 5ª e 10ª rodada, quando o time acumulou três vitórias consecutivas sobre times que hoje são concorrentes diretos pelo título: Grêmio, Flamengo e Corinthians. Uma série que só não se transformou em seis vitórias ininterruptas porque o Verdão cedeu empate por 2 a 2 ao Coritiba nos acréscimos do segundo tempo no Couto Pereira. Depois, bateu Santa Cruz e América-MG.

O GloboEsporte.com lista abaixo alguns pontos interessantes sobre o caminho do Palmeiras para encerrar o jejum de 22 anos sem o título do Campeonato Brasileiro. Dividindo as atenções com a Copa do Brasil, torneio do qual é o atual campeão, o Verdão tem 19 missões pela frente até dezembro.

SETEMBRO INSANO

 
A tabela do Palmeiras no mês de setembro é exigente, e o desempenho nas partidas em questão deverá ser fundamental para ditar o caminho da equipe no segundo turno. O Verdão pega São Paulo (dia 7, em casa), Grêmio (dia 11, fora), Flamengo (dia 14, em casa), Corinthians (dia 17, fora) e Coritiba (dia 25, em casa). No primeiro turno, a equipe de Cuca não se abalou com a sequência complicada: venceu três, empatou um e perdeu um. Desta vez, em meio a isso, haverá o jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Botafogo-PB, em João Pessoa, dia 22.

RETA FINAL EM CASA

Arena Palmeiras - Allianz Parque (Foto: Marcos Ribolli)Arena será arma do Verdão no segundo turno do Brasileirão (Foto: Marcos Ribolli)

Dos últimos cinco jogos do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras jogará três em casa – contra Internacional (34ª rodada), Botafogo (36ª rodada) e Chapecoense (37ª rodada). Muito forte em sua arena, o Verdão pode se beneficiar da tabela favorável em um momento que deverá ser crucial para a definição do título.

NA PONTA DO LÁPIS

Com 36 pontos, o Palmeiras se tornou o campeão de primeiro turno com retrospecto mais fraco desde que o Brasileiro é disputado em pontos corridos com 20 clubes (modelo instituído em 2006). Porém, nas contas de Cuca, se o Verdão repetir tal desempenho na metade final do torneio, deverá levantar a taça. O técnico projeta que o campeão deverá acumular entre 72 e 74 pontos. Nesse cenário, a equipe teria de vencer 11 jogos e “poderia” empatar três e perder cinco no caminho até o título.

O CALDEIRÃO DA ARENA

Torcida Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli)Palmeiras tem a segunda melhor média de público do Brasileirão (Foto: Marcos Ribolli)

O Palmeiras tem a segunda melhor média de público no Campeonato Brasileiro: 32.692 torcedores, atrás apenas do Corinthians, que lidera o ranking com 33.075. A tendência é de casa cheia para as partidas no estádio alviverde ao longo do segundo turno. Dos nove jogos como mandante, o Verdão deverá atuar em apenas um fora da arena: contra o Cruzeiro, dia 12 de outubro, por conta de um show do italiano Andrea Bocelli marcado no local para o mesmo dia.

DOIS CLÁSSICOS FORA

Dos três clássicos que o Palmeiras jogará contra os maiores rivais no segundo turno, dois serão fora de casa. O primeiro e único na arena será diante do São Paulo, pela 23ª rodada. Depois, o Verdão encara o Corinthians em Itaquera, pela 26ª rodada, e o Santos na Vila Belmiro, pela 33ª rodada. O Tricolor hoje não aparece entre os concorrentes ao título, está na nona colocação, mas os dois Alvinegros estão na cola.

DEIXE UMA RESPOSTA