Desfile da Independência reúne mais de 20 mil pessoas em Rio Preto

0

Em Araçatuba (SP) também teve desfile na manhã desta quinta-feira (7).

Moradores de São José do Rio Preto (SP) e de Araçatuba (SP) acompanharam na manhã desta quinta-feira (7) os desfiles de 7 de Setembro. Em Rio Preto, a movimentação foi intensa na avenida Bady Bassitt. Segundo a Polícia Militar, cerca de 20 mil pessoas acompanharam as comemorações ao dia da Independência do Brasil.

A avenida ficou lotada para o desfile que celebra os 195 anos da Independência do Brasil. “É o momento de deixar para as crianças a importância da cidadania e das autoridades brasileiras”, afirma o enfermeiro Rodrigo de Moraes.

O Tiro de Guerra e a banda da Polícia Militar foram os primeiros a se apresentar. Exército, polícias Militar, Ambiental, Civil e Federal, além dos bombeiros, prestaram continência na frente do palco das autoridades. O helicóptero Águia também sobrevoou a avenida. “O Dia da Independência é um dia nacional e esse é o valor de estarmos comemorando essa data”, diz o coronel da Polícia Militar Rogério Xavier.

Em seguida vieram os alunos de escolas municipais, estaduais e de projetos educacionais e associações. Esse foi um dos maiores desfiles de 7 de Setembro da história de Rio Preto, segundo a prefeitura, com mais de 3,5 mil participantes inscritos. O trajeto de um quilômetro, debaixo de sol forte, não desanimou quem veio desfilar. “É emocionante, é a minha pátria, o escoteiro aprende o patriotismo, então para mim é muito importante”, afirma o escoteiro José Henrique Valdecioli.

Desfile em Rio Preto reuniu 3,5 mil participantes inscritos (Foto: Reprodução/TV TEM)
Desfile em Rio Preto reuniu 3,5 mil participantes inscritos (Foto: Reprodução/TV TEM)

Araçatuba

Teve desfile também em Araçatuba logo cedo. Antes de o desfile cívico começar, o público cantou junto com os atiradores do Tiro de Guerra os hinos Nacional e da Independência. Manifestantes da Frente Nacional de Luta se reuniram para protestar contra o presidente Michel Temer, a reforma da Previdência e a favor da reforma agrária. O protesto foi pacífico.

Quando o desfile começou, as sirenes dos veículos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil chamaram a atenção e atraíram os olhares do público.

A concentração foi na praça Olímpica e o desfile seguiu pela rua Armando Salles de Oliveira até a praça João Pessoa. Mais de 30 entidades civis, organizações sociais e representações de órgãos públicos participaram do evento.

Desfile em Araçatuba contou com participação de escoteiros (Foto: Reprodução/TV TEM)
Desfile em Araçatuba contou com participação de escoteiros (Foto: Reprodução/TV TEM)