Corinthians x Palmeiras: clássico é prova para times menos vazados do Campeonato Brasileiro

0
Gustavo Gómez e Luan, do Palmeiras, contra o Inter — Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras

O clássico entre Corinthians e Palmeiras coloca frente a frente neste domingo duas das três melhores defesas do Campeonato Brasileiro. O Dérbi será disputado na Arena, em Itaquera, e terá início às 19h (horário de Brasília).

O jogo válido pela 13ª rodada do torneio nacional terá transmissão ao vivo da TV Globo, com narração de Cleber Machado e comentários de Casagrande e Caio Ribeiro, para os estados de SP, RS, SC, PR, GO, TO, MS, MT, BA, PE, CE, RN, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e o DF.

O Premiere transmite para todo o Brasil com narração de Milton Leite e comentários de Mauricio Noriega e Ricardinho.

Na segunda colocação do torneio com 27 pontos, dois atrás do líder Santos, o Verdão construiu sua campanha na competição nacional com um ótimo desempenho defensivo, principalmente no primeiro semestre. No geral, foram seis gols sofridos em 12 jogos até o momento.

O Corinthians sofreu sete gols em 11 jogos – o duelo contra o Goiás, pela 7ª rodada, ainda não foi disputado –, mesmo desempenho do São Paulo de Cuca em 12 partidas do campeonato.

Gil foi contratado e assumiu a condição de titular — Foto: Renato Pizzuttto/BP Filmes

Como mandante do Dérbi deste domingo, o Timão tenta consolidar o bom momento de sua defesa. Desde o retorno dos campeonatos, após a parada para a Copa América, foram apenas dois gols sofridos no Brasileirão.

Atualmente, a defesa titular do Corinthians é formada por Manoel e Gil, que chegou como a principal contratação da equipe na temporada e ficou com a vaga de Henrique pelo lado esquerdo da zaga desde o primeiro treino.

Melhores defesas das últimas edições do Brasileirão:

  • 2014: Grêmio (24 gols)
  • 2015: Corinthians (31 gols)
  • 2016: Palmeiras e Athletico-PR (32 gols)
  • 2017: Corinthians (30 gols)
  • 2018: Palmeiras (26 gols)

Com Luan e Gustavo Gómez como titulares, o Palmeiras de Felipão voltou da Copa América com uma irregularidade incomum para o padrão recente palmeirense. Depois de sofrer nove gols de janeiro a junho, o Verdão passou cinco jogos consecutivos sendo vazado, considerando compromissos por torneios no período.

Agora reforçados com Vitor Hugo, os palmeirenses tentam recomeçar sequência sem sofrer gols depois de golearem o Godoy Cruz por 4 a 0 e se classificar na Libertadores.

O Santos lidera o Campeonato Brasileiro, com 29 pontos, e enfrenta o Goiás, neste domingo, às 11h, na Vila Belmiro. Vitória do Alviverde combinada com tropeço do Peixe pode recolocar o Palmeiras no topo da tabela. O Corinthians é o oitavo colocado.