Com novidades, retornos e estreias, Segundona terá 30 times; veja grupos

0
Portuguesa Santista, campeã em 2016, subiu para a A3 ao lado do Desportivo Brasil, vice (Foto: Antonio Marcos)

FPF define chaves e tabela-base da quarta divisão estadual, que será sub-23 e terá a volta de times como Francana e Taquaritinga, além do novato Real Cubatense

A Federação Paulista de Futebol (FPF) anunciou no início da noite desta segunda-feira os participantes da Segunda Divisão do Campeonato Paulista, equivalente ao quarto e último nível do futebol estadual. Ao todo, serão 30 equipes na disputa.

Entre as novidades para esta temporada estão as voltas de times como Francana, Taquaritinga, Brasílis, Jaguariúna (antigo São Judas Tadeu) e Itararé, além da estreia do Real Cubatense. Também foi divulgada a tabela-base do torneio.

Por outro lado, times tradicionais como Esportiva Santacruzense, Araçatuba, Atlético Araçatuba, Tupã, Tanabi, Bandeirante, Lemense, entre outros, que estavam na edição do ano passado, ficaram de fora para este ano. Alguns dos rebaixados da Série A3 de 2016 também não aparecem na disputa, como Fernandópolis, Grêmio Barueri e Itapirense.

Na semana passada a FPF já havia definido mudanças no regulamento, sendo que o principal destaque ficou para a limitação de idade em 23 anos. Na temporada passada já havia esse limite, mas com a concessão para se inscrever até três atletas acima desta idade. Agora, essa permissão caiu e a Segundona será um torneio totalmente sub-23.

A competição terá início no próximo dia 8 de abril e término em 1º de outubro, e será disputada em cinco fases em que os clubes jogarão no mínimo 12 e no máximo 26 partidas. Os 30 participantes foram divididos de forma regionalizada em quatro grupos, sendo dois com sete equipes e os outros dois com oito (confira abaixo a formação das chaves).

Grupos da Segunda Divisão do Campeonato Paulista de 2017 (Foto: Arte / GloboEsporte.com)Dois grupos têm sete times e outros dois têm oito equipes: só dois sobem para a Série A3 (Foto: Arte / GloboEsporte.com)

Na primeira fase os times jogarão dentro dos grupos em turno e returno, classificando-se para a segunda fase os quatro primeiros. Na segunda fase, os 16 classificados serão divididos, por sorteio, em quatro grupos, com cada um deles contando sempre com um primeiro, um segundo, um terceiro e um quarto colocado da fase anterior. Os dois primeiros de cada chave seguem na competição.

A partir da terceira fase, o torneio será disputado em sistema eliminatório (mata-mata), com jogos de ida e volta – a soma de pontos nas fases anteriores definirá o mando do segundo jogo do playoff. Apenas os dois finalistas garantem o acesso para a Série A3 de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA