Cidade da Criança ganha programação especial no Dia das Crianças

0

Outros espaços da cidade também terão atividades gratuitas durante todo o dia

Desde que foi reaberta, em abril deste ano, a Cidade da Criança é um enorme sucesso – passam por lá cerca de 10 mil pessoas por mês. No próximo sábado (12), Dia das Crianças, ela estará ainda mais convidativa por causa do TEM Arte, evento realizado pela Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, em parceria com a TV Tem.

“É uma feliz parceria entre a emissora e o poder público municipal, em que estamos preparando uma grande festa para as crianças aproveitarem e se divertirem”, comenta o diretor executivo da TV Tem, Luiz Ricardo Queiroz.

Das 9h às 17h, os pequenos vão desfrutar de uma grande festa, com pula-pula, futebol de sabão, guerra de cotonete, touro mecânico, castelo inflável, espaço beleza infantil, além dos 85 brinquedos e dos 50 mil metros quadrados de pura diversão da Cidade.

Apresentações musicais, teatro, animação com personagens infantis e distribuição de pipoca, refrigerante, algodão-doce e sorvete também vão agradar a criançada.

Uma novidade que chega para ficar é o passeio de trenzinho. “Ele vai circular gratuitamente aos sábados, domingos, feriados e datas comemorativas, das 9h às 12h e das 13h às 17h”, explica a secretária de Esportes e Lazer, Cléa Bernardelli, responsável pela administração do local.

A Cidade da Criança e seus frequentadores também receberão de presente quatro brinquedos com acessibilidade: dois balanços, uma gangorra e um gira-gira. Já instalados, eles são adequados para uso por pessoas com deficiência.

Ainda no sábado, entra em operação o sistema de videomonitoramento, que vai garantir mais tranquilidade aos frequentadores do espaço. “Aos moldes do que já ocorre no Parque da Represa, nas unidades de saúde e nos pontos de apoio, o sistema visa o acompanhamento do que acontece na Cidade da Criança, seja para registro de eventuais acidentes, coibir vandalismo ou dar mais segurança ao público”, explica o analista de suporte da Empro, Tiago de Oliveira Luiz.

De acordo com a empresa municipal, as câmeras de segurança estão posicionadas na entrada, na saída, no banheiro, nas fontes d’água, no robô, no foguete e na tirolesa, ligadas 24 horas à Guarda Civil Municipal e ao Copom – Centro de Operações da Polícia Militar. O sistema armazena os vídeos até 60 dias após serem capturados.

O quinto e último presente de Dia das Crianças, é a cobertura de internet sem fio gratuita no espaço.  Para acessar, basta que os usuários realizem cadastro como nas centenas de outros espaços públicos municipais.

SERVIÇO

Dia das Crianças – TEM Arte

12 de outubro, das 9h às 17h

Na Cidade da Criança, rua Daniel Antônio de Freitas, S/N, no Distrito Industrial

Entrada Franca

Programação extensa

Além dessa super programação na Cidade da Criança, a Prefeitura de Rio Preto preparou uma série de atividades para essa data especial, e o melhor, tudo de graça, confira:

Trem Caipira Especial

Neste sábado especial, também terá Trem Caipira especial do Dia das Crianças. São cerca de 100 alunos dos núcleos da esperança, acompanhados de monitores. Na estação ferroviária de Rio Preto os alunos serão recebidos com um lanche saudável, com frutas e sucos ao som do Coral Operação Alegria, mantido pela Unimed, uma das parceiras do Trem Caipira. Ao chegar à estação ferroviária de Engenheiro Schmitt as crianças serão recebidas com pipoca e algodão doce distribuídos pela Unimed. A doceria Noêmia irá oferecer bolo de diversos sabores e a prefeitura irá distribuir cachorro quente para as crianças. Também em Schmitt as crianças poderão acompanhar uma contação de histórias infantis, com apoio Cultural da Unimed. O Trem Caipira parte da Estação Ferroviária de Rio Preto às 9 horas (os passageiros devem se apresentar às 8h na estação) com destino a Engenheiro Schmitt. A viagem dura em média 45 minutos.

Parque Ecológico Sul

No Parque Ecológico Sul “Danilo Santos de Miranda” haverá contação de história para as crianças a partir das 10 horas, com a contadora e oficineira, Camila Signorini: ‘Besouro Mangangá’. A história descreve, por meio dos toques do berimbau, a saga do menino Manuel no universo da Capoeira, a conquista do seu nome ‘Besouro Mangangá’ e toda a sua bravura na luta pela resistência, cultura e liberdade de seu povo.

SERVIÇO: O Parque Ecológico Educativo “Danilo Santos de Miranda” fica na av. Benedito Rodrigues Lisboa, 1300, no São Francisco, e funciona das 8h às 18h. Entrada franca.

Zoológico

Programação Zoológico Dia das Crianças e Dia do Lobo Guará

Atividades realizadas durante todo o dia (9h às 17h):

◦ Barraca do Lobo:

▪ Exposição de peças anatômicas do animal;

▪ Apresentação de banners sobre a importância ecológica da espécie;

▪ Conscientização sobre o impacto dos atropelamentos desses animais;

▪ Entrega do distintivo de “Guardião do Lobo”.

◦ Centro de Educação Ambiental – CEA:

▪ Mesas para pintura;

▪ Pintura facial;

▪ Atividade da Pegada Ecológica – “Sou amigo do Lobo”.

Enriquecimento Ambiental:

10h e às 15h – os visitantes poderão auxiliar os técnicos na preparação dos materiais que serão inseridos como enriquecimento;

As atividades têm como público principal as crianças de 7 a 14 anos, porém qualquer visitante poderá participar dessas atividades.

SERVIÇO: O Zoológico fica na rua José Deguer, S/N, no Jardim Nazareth, e funciona das 9h às 17h. Entrada franca.