Chuva causa estragos na região da Represa Municipal de Rio Preto

0
Vertedouro da Represa ficou bem cheio e aguapés tomaram conta do local — Foto: Reprodução/TV TEM

Chuva causa estragos na região da Represa Municipal de Rio Preto

A Represa Municipal de São José do Rio Preto (SP) registrou estragos por causa da forte chuva neste domingo (29). A Avenida Philadelpho Gouveia Neto também teve problemas ao amanhecer cheia de sujeira nesta segunda-feira (30) porque o rio Preto transbordou e alagou a região.

O vertedouro, que fica no lago 1 da Represa Municipal, ficou bem cheio e os aguapés foram arrastados pela força da água. A passarela que ficava ao lado do vertedouro foi destruída. O local precisou ser interditado.

Já no lago 2, no Parque da Represa, a cabeceira da ponte que fica ao lado do Jardim Japonês foi levada pela força da água. Um buraco se formou na pista de caminhada e o local foi interditado pela Defesa Civil.

“O conserto da ponte vai demandar tempo porque já estávamos fazendo o trabalho nela e com a chuva estragou mais”, afirma o engenheiro da prefeitura Armo Delalibera Júnior.

Segundo a Defesa Civil, choveu só neste domingo em Rio Preto 115 milímetros. A quantidade é fora do comum para apenas um dia e especialistas costumam chamar de chuva centenária quando isso acontece.

Com tanta água pontos de alagamentos foram registrados em muitas partes da cidade. “Uma chuva centenária como essa há 10 anos teríamos carros rodando, pessoas ilhadas, mas a cidade se comportou bem por causa das obras de drenagem, então avaliamos como mínimos os problemas pelo tanto de chuva que veio em pouco tempo”, afirma o diretor da Defesa Civil, coronel Carlos Lamin.

Na manhã desta segunda-feira, a Avenida Alfredo Folchini, que no domingo ficou completamente alagada, estava coberta por lama. A força da água arrastou galhos e chegou a tombar árvores.

A Defesa Civil percorreu outros pontos da cidade como na vicinal que dá acesso ao distrito de Engenheiro Schmidt pela Washington Luís. Uma erosão surgiu no acostamento e parte de uma das pistas precisou ser interditada.