Centro Dia: Respeito e cuidado com os Idosos em Catanduva

0

Após inscrição, equipe de profissionais realiza a fase de vistoria domiciliar

DI) deve iniciar suas atividades no próximo mês de setembro, com atendimento aos idosos inscritos e devidamente avaliados. O prefeito Geraldo Vinholi inaugurou o CDI em julho cuja cerimônia contou com a presença do secretário de estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, um parceiro de Vinholi na conquista de verbas federais e estaduais.
No último dia 15 de agosto foram encerradas as inscrições, desde então equipes de profissionais realizam a fase de avaliações, com visitas domiciliares aos inscritos na ‘Creche do Idoso’. Existem alguns critérios para o preenchimento da vaga, como ter um grau de dependência leve ou moderada, por isso a necessidade dessa avaliação, que é muito importante para garantir a vaga para realmente quem precisa.
O Centro Dia, é voltado para cuidar e dar proteção aos idosos com idade igual ou superior a 60 anos, em situação de vivência de violação de direitos que comprometam sua autonomia e vulnerabilidade social. Com este equipamento, o prefeito Vinholi pretende resolver um problema das pessoas da terceira idade que necessitam de atenção especial e também dos familiares que precisam trabalhar e não têm com quem deixá-los.
O Centro dia é uma opção importante para quem quer evitar o isolamento social da pessoa idosa fragilizada e prevenir situações de risco. Esta visão de Vinholi demonstra a responsabilidade de administrador público, uma vez que o Brasil está envelhecendo e precisa se adequar às novas necessidades.
A Creche do Idoso é um espaço destinado a proporcionar acolhimento, proteção e convivência a idosos dependentes, cujas famílias não tenham condições de prover estes cuidados durante o dia ou parte dele, com a finalidade de promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida de pessoas idosas com dependência, seus cuidadores e familiares.
Serviços
O Centro Dia do Idoso vai oferecer todos os cuidados necessários para os idosos, com refeições e apoio na alimentação; cuidados de higiene e conforto pessoal; higienização de roupas de cama, mesa e banho; administração da medicação providenciados pela família e ministrada pelo técnico de enfermagem nos horários prescritos, conforme a prescrição médica comprovada pela receita.
Além disso, o centro realizará reuniões socioeducativas, eventos ou atividades comunitárias, palestras, oficinas, atividades físicas e atividades socioculturais.

Prédio
O prédio da Creche do Idoso dispõe de sala para atendimento individualizado, sanitários, sala de administração, almoxarifado, salão de atividades múltiplas, ambulatório, dois dormitórios sendo um masculino e outro feminino, lavanderia, varanda, despensa, refeitório, cozinha, sala de atendimento, sanitários para pessoas com mobilidade reduzida, refeitório, áreas verdes com bancos, solarium e locais para atividades ao ar livre, além de total acessibilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA