Catanduva – Quase prontas as obras de acessibilidade na Rua Brasil

0

Obras seguem normas e critérios básicos estabelecidos em Lei Federal

A Semana da Pessoa com Deficiência ‘Todos pela Inclusão, da Prefeitura de Catanduva, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPCD) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), teve início sua abertura oficial na noite de ontem (15), com duas palestras e a apresentação de dois corais. A abertura foi desenvolvida às 19h30, no auditório do SENAC.
A primeira palestra foi o testemunho de vida da vereadora Alessandra Trigo, que falou sobre a luta para mudanças de paradigmas da sociedade em relação à pessoa com deficiência, e sobre suas próprias conquistas e desafios.
A segunda palestra foi com o professor de Educação e Assessor Técnico de Gabinete na Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa, Vanilton Senatore, que falou sobre as conquistas e experiências profissionais na área do esporte. Ele já atuou como Coordenador do Esporte Escolar Paralímpico – Comitê Paralímpico Brasileiro, entre 2005 e 2007.
Além das palestras, o púbico presente pode acompanhar a apresentação do Coral “Encantos” da APAE Catanduva e do Coral do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), com apresentação de diversas melodias.
A semana tem como objetivo debater e prevenir a violência contra as pessoas com deficiência, além de discutir maneiras de prevenção e combate à violência contra pessoas com deficiência. A Semana vai ressaltar a importância de entender e discutir conceitos, ideias, sugestões e temas relacionados com a vida de pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Além de sensibilizar a sociedade quanto às reais possibilidades de atuação social dos deficientes.
Programação
A programação da Semana da Pessoa com Deficiência teve início ontem (15), com atividade de Orientação de Prevenção e Combate à Violência contra Pessoas com Deficiência, nas Escolas Municipais EMEF Graciema Ramos da Silva e Octacílio de Oliveira Ramos.
Hoje, a atividade de Orientação de Prevenção e Combate à Violência Contra Pessoas com Deficiência é na escola EMEF Coronel Pedro da Mota, reunião sócio educativa no CRAS Juca Pedro e palestra para alunos universitários da Fatec e Fundações Integradas Padre Albino (FIPA).
A programação da semana contará também com uma caminhada na rua do centro da cidade, no dia 18, às 13h30, com saída do Paço Municipal até a Praça 9 de Julho. (Segue anexo a Programação completa da semana)
Parcerias
A semana conta com parceiros para realização da Programação: Senac, SESC, Faculdade Integradas Padre Albino (FIPA), Programa Beneficente Cidadão do Futuro, Instituto dos Deficientes Visuais de Catanduva e Instituto Municipal de Ensino Superior (IMES), Fatec, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Associação Del’arte.

DEIXE UMA RESPOSTA