Catanduva – Prefeitura de Catanduva realiza projeto de incentivo à arborização com serviço de plantio de árvores

0

O projeto tem como objetivo fomentar e expandir a Arborização Urbana no município

A Prefeitura de Catanduva deu início a um importante projeto voltado para a questão ambiental: o de incentivo à arborização, com o serviço de plantio de árvores de espécie que não prejudicam o passeio público e são recomendadas para calçadas. Dessa maneira, proporciona mais qualidade de vida à população.
O estímulo à arborização tem como objetivo fomentar e expandir a arborização urbana no município, tendo como foco da campanha ambiental, a conscientização de todos os catanduvenses sobre a importância da mesma para a melhoria do clima e melhores condições de vida.
A população pode solicitar o plantio quando um carro de som estiver passando por sua rua; havendo interesse, a muda já é plantada na hora. Caso o morador tiver interesse, não precisa esperar o carro de som, basta ligar no viveiro de mudas e solicitar o plantio. “Uma equipe vai até o endereço e faz o plantio, é simples e faz muita diferença”, explica a secretária de Meio Ambiente Kátia Penteado.
A iniciativa busca alcançar o mínimo ideal de arborização para uma cidade com qualidade ambiental. As árvores ajudam a controlar a poluição sonora e retendo a poeira do ar, funcionando como reguladores térmicos. A sensação térmica no asfalto a pleno sol é de 50°C, caindo para 37ºC em um local sombreado e podendo chegar a 17°C em um local sombreado e gramado.
Arborização
Entre 2014 e 2015 foram plantadas 10.239 árvores e autorizadas 1.025 extrações. Totalizando um saldo positivo de 9.214 árvores. Neste ano, até o mês de maio foram plantadas 1.918.
Em 2014 foi realizado um estudo para estimar a quantidade de massa arbórea que existe no município. Por meio da cobertura arbórea, se estimou a quantidade de árvores existentes em torno de aproximadamente 12.500. Foi realizada também a estimativa da quantidade que falta para que a cobertura arbórea atinja um mínimo ideal de 30% de cobertura arbórea, de aproximadamente 32.000 árvores nas vias da cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA