Catanduva – Lago dos Ypês está com 80% das obras concluídas

0
Lago dos Ypês

Prefeitura e SAEC avançam na construção de uma importante obra para Catanduva

As obras do Lago dos Ypês estão 80% concluídas. De acordo com a Prefeitura de Catanduva, a entrega do local para a população está prevista para o final de setembro.
O Lago está sendo considerado uma das mais importantes obras desenvolvidas pela Superintendência de Água e Esgoto (SAEC). Uma vez que atualmente, Catanduva depende única e exclusivamente dos Aquíferos Bauru e Guarani para abastecimento da população, o que gera certa preocupação, tendo em vista o rebaixamento sistemático dos níveis de água dos aquíferos.
Além de servir futuramente como fonte de captação superficial de água, capaz de abastecer até 30 mil pessoas, quase 1/4 da população atual, o projeto de barramento auxiliará na melhoria dos índices de umidade relativa do ar, trazendo inúmeros benefícios, inclusive para pessoas que tenham doenças respiratórias.
Além disso, a lâmina de água vai contribuir para a melhoria dos índices de umidade relativa do ar nas épocas secas do ano, sendo possível também integrar essa área ao Parque dos Ypês.
De acordo com o prefeito Geraldo Vinholi, as questões ambientais são de suma importância e de extrema urgência, para isso, tem realizado diversas ações com os olhos voltados para o futuro da cidade e dos cidadãos. O prefeito acrescenta que “O Lago dos Ypês, além de todas as benfeitorias ao meio ambiente, será uma grande área de lazer muito bonita, que tem potencial para se tornar em mais um ponto turístico de Catanduva”
Quanto ao projeto, está sendo executado em gabiões (estrutura armada, feita de arames e preenchidas com pedra britada) material que se integra perfeitamente ao meio ambiente.
Com duas ilhas e vertedouros simétricos (tipo labirinto), o projeto prevê uma vazão de água maior nas épocas de seca e uma retenção maior na época das cheias.
Canalização Rio São Domingos
A Prefeitura de Catanduva e a SAEC estão finalizando as obras do Lago dos Ypês e o local, além de todas as melhorias previstas, fará parte do projeto anti-enchentes, que está sendo desenvolvido.
O projeto de canalização do Rio São Domingos tem seu início no Lago dos Ypês, na Rua Nhandeara, segue passando pela rotatória do Corpo de Bombeiros, na junção do Rio São Domingos com o Córrego Minguta, onde está sendo realizada a primeira parte das obras de canalização, devido ao alto nível de erosão e assoreamento do local.
Na segunda etapa de obras, a canalização segue e atravessa todo o centro da cidade terminando na Rodovia da Laranja.

DEIXE UMA RESPOSTA