Campanha de vacinação contra o sarampo em Rio Preto vai até fim de agosto

0
Vacina contra o sarampo — Foto: Allan Carvalho/PMF

A campanha de vacinação contra o sarampo está nos últimos dias em São José do Rio Preto (SP). A vacinação pode ser feita até o dia 31 de agosto. A doença voltou a preocupar o Brasil justamente por causa de falta de imunização.

Em Rio Preto a vacina está sendo aplicada em escolas municipais, para que as pessoas evitem as unidades básicas de saúde durante a pandemia do novo coronavírus. Confira aqui os locais de vacinação.

Desde o dia 15 de julho, o Estado de São Paulo está promovendo a campanha de vacinação contra o sarampo. Rio Preto aderiu à iniciativa e esperava que 130 mil pessoas fossem vacinadas.

Veja quem deve se vacinar:

  • Toda a população de 30 a 49 anos, independentemente de quantas doses já tiver recebido.
  • A população de 6 meses a 29 anos deve ter duas doses da vacina.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Para ser vacinado, basta apresentar documento de identidade e carteirinha de vacinação.

Rio Preto teve neste ano 10 casos suspeitos de sarampo, mas todos foram descartados. Em 2019, o município notificou 221 casos, dos quais 75 foram confirmados.

Do início da campanha até o dia 19 de agosto, quase 7 mil pessoas tinham sido imunizadas. “A campanha faz parte de uma ação para erradicar o sarampo. Para os adultos uma dose deve ser necessária. Percebemos que a segunda dose das crianças está em 88% de adesão em Rio Preto e o sarampo é muito mais grave em crianças, e mesmo com a Covid, não devemos deixar de imunizar”, afirma Michela Dias Barcelos, gerente de imunização da Secretaria de Saúde de Rio Preto.