Bloco da Minhoca anima carnaval dos moradores de José Bonifácio

0
Minhoca neste ano tem 60 metros no carnaval de José Bonifácio — Foto: Reprodução/TV TEM

G1 Rio Preto/Araçatuba

O Bloco da Minhoca fez a festa dos foliões de José Bonifácio (SP) neste fim de semana, assim como já faz há 16 anos. Ele é um dos blocos mais tradicionais da região e reúne crianças, adultos, idosos.

A cada ano a minhoca aumenta e agora está com 60 metros, 10 a mais do que no ano passado. “É muito bom porque diverte todo mundo, adultos, crianças, que são as que mais se divertem”, afirma a agente de viagem Julia Secato da Costa
O bloco realmente é para toda a família. Quem se organiza primeiro na avenida é a meninada que carrega a minhoquinha, que é mais leve. “Achei muito legal, ainda mais que pode vir de fantasia”, diz João Lucas Dias, de 10 anos.

A cobra começou pequena e hoje já tem os 60 metros, por isso, carregá-la não é fácil. Quem está na avenida para carregar a minhoca tem que estar fantasiado.

“Eu tenho de guiar o povo, cada ano aumenta a minhoca e isso é muito legal, o povo entra no clima”, afirma o representante comercial Celso Mori Halley Júnior, que ‘guiava’ a minhoca.

O importante é a disposição que eles têm para se arrumar, se fantasiar e manter essa tradição. O casal que criou a brincadeira se diz realizado com o que se transformou o bloco.
“O que é bonito e gostoso de se ver é que a mãe e o pai vinham no começo do bloco e agora vêm com as crianças, com os filhos, isso não tem preço”, afirma a professora Edvânia Lopes, fundadora do bloco.