Bate-papo sobre a língua portuguesa é atração na Biblioteca Infantil de Sorocaba

0
Bate-papo sobre a língua portuguesa é atração na Biblioteca Infantil de Sorocaba — Foto: Divulgação

Linguista carioca Ricardo Campitelli Xavier falará sobre as origens e a formação da língua portuguesa.

Moradores poderão participar nesta sexta-feira (2), às 15h, de um bate-papo gratuito com o linguista carioca Ricardo Campitelli Xavier sobre as origens e a formação da língua portuguesa. A atividade ocorrerá na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”, em Sorocaba (SP).

O evento faz parte da programação especial de aniversário de 365 anos de Sorocaba, comemorado no dia 15 de agosto.

Durante o bate-papo, o linguista Xavier explicará como se deu a formação da língua portuguesa, as influências que o idioma recebeu do celta, latim, provençal, entre outros, e sua atuação no modo de falar brasileiro até os dias de hoje, em especial no chamado dialeto caipira.

Xavier se dedica à pesquisa linguística há mais de 45 anos por meio de viagens, pesquisas e participação nos centros acadêmicos brasileiros e internacionais. Pesquisou durante dois anos o modo de falar paulista da região centro-sul, em especial a rota dos tropeiros e a influência do linguajar utilizado em seus campos de atuação.

A Biblioteca Infantil está localizada na Rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3231-5723.