Adolescente que morreu em UPA de Rio Preto teve hemorragia provocada por perfuração, aponta laudo

0
Yasmin Vitória Fernandes Florentino morreu após dar entrada na UPA de Rio Preto — Foto: Reprodução/TV TEM

Vítima passou por uma lavagem estomacal após ingerir remédios em grande quantidade e dar entrada em unidade de saúde. Caso será investigado pela polícia.

O laudo da morte de uma adolescente de 16 anos foi divulgado nesta quinta-feira (4) e apontou como causa uma hemorragia interna aguda. Yasmin Vitória Fernandes Florentino morreu em julho, após receber atendimento médico na unidade de pronto-atendimento do Jaguaré, em São José do Rio Preto (SP).

De acordo com as informações obtidas no boletim de ocorrência, a jovem enfrentava problemas psicológicos e deu entrada na UPA depois de ingerir grande quantidade de remédios.

A família diz que uma lavagem gástrica foi feita na paciente horas depois da entrada da paciente na unidade e o laudo do Instituto de Criminalística apontou que a hemorragia foi provocada por um objeto pérfuro-contundente. O médico legista disse também que encontrou quase dois litros de sangue no pulmão de Yasmin.

“O boletim de ocorrência dá a entender que foi suicídio por ingestão de medicamentos enquanto o laudo necroscópico aponta que foi em decorrência de hemorragia. Isso será analisado para definir quais serão os próximos passos que vamos tomar”, explica o delegado Jonathan Marcondes.

A Polícia Civil vai investigar o caso a partir dos prontuários médicos da adolescente e também ouvir os profissionais envolvidos no atendimento dela.

O advogado de defesa da família, Marcelo Cavalini, diz que houve falhas no atendimento que Yasmin recebeu na unidade de saúde. “Alguma coisa no meio deste percurso aconteceu de forma errada”, afirma.

A Secretaria de Saúde disse que instaurou uma investigação interna, que já foi concluída, encaminhada ao comitê de ética médica da secretaria, mas que o processo corre em sigilo. Os profissionais envolvidos no atendimento continuam trabalhando.

Laudo apontou que morte de adolescente foi provocada por hemorragia em Rio Preto (SP) — Foto: Reprodução/TV TEM
Laudo apontou que morte de adolescente foi provocada por hemorragia em Rio Preto (SP) — Foto: Reprodução/TV TEM