A epidemia do radicalismo

0
Foto: Divulgação

Radicalismo sempre foi um dos grandes problemas da humanidade. Desde que o mundo é mundo as pessoas e civilizações, se colocaram em posições contrárias às outras defendendo o seu ponto de vista com unhas e dentes, como se fossem os únicos certos no mundo.

Isto não é novo. Vem de longe. Muito longe.

Já esta mais do que na hora das pessoas começarem a pensar de modo mais equilibrado. Nunca o bom senso foi tão necessário como agora. Nunca fomos tão radicais como antes.

Sabe o que é o pior: está piorando.

Eu errei feio. Sinceramente acreditava que com a grande expansão dos meios de comunicação, que a cada dia impacta mais e mais pessoas de modo incontestável, pudéssemos compartilhar opiniões e com elas chegar a um consenso de modo a vivermos num mundo mais harmônico.

Nada disso. Quanto mais nos comunicamos, mais queremos mostrar que estamos certos. Os únicos certos. A comunicação nos concedeu um “poder” de achar que só quem concorda com a minha opinião é “bom” e ponto final. “A minha opinião é a única que vale”. Se concordar ótimo. Se não concordar só mostra o quanto você é um imbecil. Desculpe usar este termo mas é isto o que parece.

Vivemos na Era da Intolerância. Ninguém tolera mais nada. O radicalismo virou uma verdadeira epidemia.

Chega de intolerância.Estamos perdendo algo extremamente importante para qualquer
civilização. O senso comum. Algo que nos leve a aproximar pensamentos opostos com o intuito de uma convivência mais sensata, harmônica e agradável. Estamos perdendo esta
noção. Somos obrigados e ter uma opinião e assim sendo repudiarmos uma opinião oposta com toda a fúria possível. Por que isto? Pra que isto? Estamos em 2018 e não aprendemos
nada ainda?

Este radicalismo não está nos levando a lugar algum. Hoje em dia tudo é tão radical que nem brincar mais nós podemos. Tudo vira briga. Qualquer opinião é taxada de preconceituosa. Tudo é politicamente incorreto. Insuportável esta patrulha. Ninguém aceita mais uma opinião contrária. Se for assim, este “ser” é seu inimigo!

Perdemos o direito de brincar. De opinar sobre qualquer coisa sem ser taxado de algo. Basta um comentário e pronto. Você é um ….

Radicalismo puro e sem sentido. Nada mais pode.

Tudo é levado pelo lado da intolerância. Será que não estamos exagerando?

Nada é mais saudável para um povo que expressar suas opiniões livremente, respeitando as demais. Ouvir o outro com o espírito livre concordando e discordando com naturalidade. Precisamos convergir de modo a tornar o mundo um local melhor para todos. Onde as ideias, e opiniões possam conviver harmonicamente.

Neste texto eu não citei uma única palavra sobre política pois sabe como é….
Vamos parar de radicalizar em tudo. Vai ser muito melhor assim.