Fiat Palio fica com apenas 1 estrela em novo teste de colisão

0

 

Modelo perdeu pontos de proteção para adultos em teste de impacto lateral.
Para a segurança de crianças, hatch ficou com 3 estrelas.

O Fiat Palio recebeu apenas 1 estrela de proteção para adultos, de um total de 5 estrelas, em teste de colisão realizado pelo Latin NCap, informou a entidade nesta quarta-feira (3).

No caso da segurança para crianças, o modelo ganhou 3 estrelas. A avaliação fez parte de nova fase do Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e Caribe, que utiliza novos parâmetros desde o início  de 2016.

De acordo com o Latin NCap, com os critérios mais rígidos da nova avaliação, que também faz impactos laterias, o carro perdeu pontos em relação aos testes de 2014 e 2015, quando recebeu 4 estrelas para ocupantes adultos e 3 estrelas para as crianças.

O modelo, que é produzido no Brasil e na Argentina, conta com dois airbags frontais, mas a falta de airbags laterais deixa o carro com baixa proteção para impactos deste tipo, disse a entidade.

No entanto, o Latin NCap afirmou que o Palio possui “uma estrutura lateral capaz de proporcionar boa proteção lateral e pouca penetração na área dos ocupantes”.

Mesmo assim, a baixa qualificação ocorreu pelo registro de impactos no peito dos bonecos utilizados nos testes.

Fiat Palio ganhou apenas 1 estrela em teste do Latin NCap (Foto: Divulgação)Fiat Palio ganhou apenas 1 estrela em teste do Latin NCap (Foto: Divulgação)

Novo protocolo
Nas colisões laterais, o carro recebe um impacto de lado por meio de uma barreira deformável montada em um carro padronizado de 850 kg, que se desloca a 50 km/h.

Esse tipo de teste era opcional até 2015, mas se tornou padrão no Latin NCap neste ano. Agora, ele inclui também bonecos crianças e seus devidos suportes.

Além disso, o controle eletrônico de estabilidade e o teste de poste viraram requisitos para ter a avaliação máxima. De acordo com a nova regra, ter 4 estrelas significa que o veículo mostrou bom desempenho em impacto frontal e lateral e passou no teste ESC.

Caso um modelo tenha conseguido zero estrela no impacto frontal, a entidade nem testará o impacto lateral, dando um resultado total de zero.

Chinês zera
Além do Palio, o chinês BYD F0 também foi avaliado nesta nova bateria de testes do Latin NCap. O modelo que é vendido em alguns mercado da america latina, mas não no Brasil, não recebeu nenhuma estrela para a proteção de adultos e apenas 1 estrela para crianças.

De acordo com a entidade, a versão avaliada é a mais básica e não contém airbags.

DEIXE UMA RESPOSTA