Voluntárias fazem próteses para mulheres que tiveram câncer de mama e retiraram o seio

0
Voluntárias de Catanduva produzem prótese para mulheres que retiraram a mama (Foto: Reprodução/TV TEM)

No total, 50 mulheres são voluntárias da associação em Catanduva (SP) e produzem 4 mil próteses por ano.

m grupo de voluntárias de Catanduva (SP) produzem próteses para preencher os sutiãs de mulheres que tiveram câncer de mama e retiraram o seio. A prótese atende questões estéticas e de saúde.

De acordo com a presidente da Associação Sempre Viva, Sônia Sueli Ceneviva, a mulher que tira a mama em uma mastectomia total fica sem o peso na região do peito e causa complicações ortopédicas.

“Se ela não colocar nada no lugar, às vezes ela pode fazer a reconstrução com o silicone interno, senão precisa colocar o mesmo peso da mama retirada”, explica.

No total, 50 mulheres são voluntárias da associação. Elas se revezam em grupos de 10 pessoas e produzem 4 mil próteses por ano, além de outras 4 mil almofadas para o descanso do braço.

Para arrecadar dinheiro para a produção, elas também fazem artesanato para a venda. “Todas as nossas voluntárias fazem o artesanato, mesmo as que não estão aqui na associação. O material é todo doado e todas colaboram”, conta a voluntária Maria Gerônima Belini.

As horas dedicadas ao trabalho voluntário são reconhecidas por quem recebe a prótese. É o caso da Edméia Maria do Carmo, que mora em Brasília.

“No início de 2014, eu descobri um câncer de mama e fiz uma mastectomia total. Ao final da minha cirurgia, os voluntários me forneceram esta prótese mamária, onde ela substituiria a minha mama por um tempo. Com isso, eu tenho uma qualidade de vida muito maior”, diz.

Já para as voluntárias, o trabalho é realizado com o coração. O grupo de mulheres gosta do que faz e tem prazer em fazer o bem. “É muito gostoso. Não tem palavras para falar o quanto a gente gosta e o quanto a gente deseja ajudar as pessoas”, finaliza a voluntária Rosemeire Aparecida Sipriano da Cruz.

Próteses para preenchimento de sutiãs são feitas em Catanduva (SP) (Foto: Reprodução/TV TEM)
Próteses para preenchimento de sutiãs são feitas em Catanduva (SP) (Foto: Reprodução/TV TEM)