Trem Caipira retoma funcionamento para incentivar turismo na região de Rio Preto

0
Trem Caipira vai fazer viagens a partir de fevereiro de 2018, em São José do Rio Preto (SP) (Foto: Reprodução/TV TEM)

Estação ferroviária e trem passaram por reformas após investimento de R$ 1 milhão e autorização da ANT e concessionária responsável pela linha férrea.

Com o objetivo de incentivar o turismo na região de São José do Rio Preto (SP) e relembrar o passado, o Trem Caipira voltou aos trilhos da estação ferroviária e retomou o funcionamento neste domingo (10).

O espaço inaugurado em 1912 passou por reforma, mas o passado não foi esquecido. Fotografias antigas ajudam nas lembranças dos passageiros que embarcam no trem, que só pôde voltar a funcionar com o investimento de R$ 1 milhão e a autorização da Agência Nacional dos Transportes (ANT) e da concessionária responsável pela linha férrea.

Agora tomado pelas cores, o trem também carrega obras do pintor primitivista da região José Antônio da Silva. “É uma viagem que há anos queremos fazer”, afirma o empresário Kelvin Kaiser.

“O trem tem o objetivo de destacar as características da culinária e o turismo religioso da nossa região. Temos certeza que vai ter um grande significado para o turismo de Rio Preto e de Engenheiro Schmitt, aliado à educação e cultura, que são fundamentais”, afirma o prefeito de São José do Rio Preto Edinho Araújo (PMDB).

O trajeto do trem é composto pela paisagem típica e verde do noroeste paulista em 10,5 quilômetros de percurso, que dura aproximadamente 40 minutos de viagem.

Trem Caipira promete movimentar turismo e economia da região de Rio Preto (Foto: Reprodução/TV TEM)
Trem Caipira promete movimentar turismo e economia da região de Rio Preto (Foto: Reprodução/TV TEM)

A expectativa é de que o Trem Caipira movimente o turismo e o comércio local da região. “O turismo é importante para a autoestima das pessoas porque movimenta o comércio e há a prestação de serviços”, conclui Paulo Sader, presidente da ACIRP.

O passeio, inicialmente, será gratuito e realizado no primeiro domingo de cada mês a partir de fevereiro de 2018. Para fazer o passeio, é necessário que o interessado faça o cadastro na Secretaria de Desenvolvimento de Rio Preto. Para agendar as viagens é preciso ligar para o número: 3203-1152.