Jovem com hidrocefalia realiza sonho de ter festa de debutante

0
Heloíza foi diagnosticada com hidrocefalia (Foto: Reprodução/TV TEM)

Heloíza Carmona iria vender livro para pagar pela festa, mas voluntários se solidarizaram com menina de Rio Preto (SP)

A inquietação e o entusiasmo tomaram conta da jovem Heloíza Carmona horas antes da realização de um sonho: a tão esperada festa de debutante. Vestida como uma princesa, ela comemorou seus 15 anos na sexta-feira (20) e aproveitou cada segundo depois de lutar pela vida.

A aniversariante nasceu com hidrocefalia, doença que provoca o acúmulo de água no cérebro, e todos os convidados que prestigiaram a festa aplaudiram e se emocionaram com a batalha vencida pela jovem rio-pretense.

Heloíza tem hidrocefalia e comemorou seus 15 anos em Rio Preto (Foto: Reprodução/TV TEM)
Heloíza tem hidrocefalia e comemorou seus 15 anos em Rio Preto (Foto: Reprodução/TV TEM)

Atualmente com a saúde controlada e abusando da criatividade, Heloíza escreveu um livro. O objetivo era lançar o livro e, com a venda dos exemplares, organizar a festa. Mas muitas pessoas ficaram encantadas com o sorriso e alegria de viver da adolescente, que a solidariedade foi tão grande quanto o sonho da menina.

Voluntários organizaram a festa, decoraram o salão, fotografaram e até serviram os convidados para que o aniversário de Heloíza fosse do jeito que ela sempre esperou.

“Meu vestido é do jeito que sempre sonhei e eu estou muito feliz”, disse a aniversariante, com o sorriso estampado no rosto.

Príncipe da aniversariante Heloíza foi seu melhor amigo Álvaro (Foto: Reprodução/TV TEM)
Príncipe da aniversariante Heloíza foi seu melhor amigo Álvaro (Foto: Reprodução/TV TEM)

Assim que a debutante entrou no salão, os convidados se emocionaram. Vestida como uma princesa, ela dançou a tradicional valsa com seu melhor amigo, o Álvaro, que tem síndrome de Down.

Já com a mãe os passos foram ao som do funk e animaram todo o salão. “Eu acho fantástico poder comemorar o aniversário porque ele representa uma vitória”, afirma a mãe, Luciana Carmona.

O irmão da aniversariante disse sentir orgulho de cada vitória de Heloíza.

“Ela representa, para mim, superação e que o limite não é algo definido. O limite está onde você pode chegar”, afirma Edilberto Carmona
Aniversariante dançou com sua mãe em festa de 15 anos (Foto: Reprodução/TV TEM)
Aniversariante dançou com sua mãe em festa de 15 anos (Foto: Reprodução/TV TEM)

Com todas as barreiras superadas, Heloíza desejou sonhar e batalhar para realizar. Em uma das frases de seu livro, que ainda não foi lançado, ela conclui “nunca desista dos seus sonhos porque a vida é uma festa e a vida é perfeitamente chique”.

Superação

Com apenas 12 horas de vida, Heloíza Carmona passou pela primeira cirurgia, em que foi implantada uma válvula para drenar o líquido do cérebro. Depois de 15 dias, a válvula entupiu e ela precisou ser submetida ao processo novamente.

No ano passado, a adolescente implantou a terceira válvula no cérebro e, mais uma vez, superou as expectativas e os prognósticos dos médicos.

Heloíza foi diagnosticada com hidrocefalia (Foto: Reprodução/TV TEM)
Heloíza foi diagnosticada com hidrocefalia (Foto: Reprodução/TV TEM)

“Você é um exemplo de superação. Tivemos algumas batalhas nos últimos anos contra a hidrocefalia as quais você venceu. Você serve de exemplo para todos os brasileiros que têm esse problema. Além de superar a doença, você sempre mostrou felicidade e perseverança”, disse o neurocirurgião Ricardo Caramanti.

Os dias foram passando e Heloísa contrariou o prognóstico dos médicos, com quase um ano e meio de vida ela já soltava as primeiras palavras. “Hoje é uma aluna participativa, interage bastante com a sala, é amiga de todas, copia as atividades, é bem aplicada”, afirma a professora Daphne Barboza.

Apesar das dificuldades, Heloíza acredita que terá um futuro brilhante.

“Deus pode até fechar uma porta, mas ele vai abrir três. Nada é por acaso, Deus sempre tem um propósito na vida da gente”, finaliza a jovem escritora.