Jaguar convoca recall do F-Pace no Brasil por risco de incêndio

0
G1 mostra o F-Pace, primeiro SUV da Jaguar

Falha no SUV lançado no Brasil em 2016 pode provocar vazamento de combustível.

O Jaguar Brasil anunciou nesta segunda-feira (24) um recall de 14 unidades do F-Pace com motor 2.0 a diesel, ano/modelo 2017/2018, por causa de uma falha que pode provocar vazamento de combustível e incêndio.

CHASSIS ENVOLVIDOS

  • SADCA2BN7JA240001 a SADCA2AN3JA899999

De acordo com o comunicado, o tubo de retorno de combustível pode estar fora da especificação. Nestes casos, o condutor pode sentir cheiro de combustível e uma poça no chão quando o veículo fica estacionado.

Se o combustível entrar em contato com uma superfície quente do motor, há risco de incêndio. A fabricante afirma que ainda não tem registro de nenhum acidente deste tipo no Brasil.

A substituição gratuita do tubo pode ser feita em uma concessionária da Jaguar e leva apenas 10 minutos.

O F-Pace é o primeiro SUV da história da marca e foi lançado no Brasil em 2016.

G1 mostra o F-Pace, primeiro SUV da Jaguar
G1 mostra o F-Pace, primeiro SUV da Jaguar

Importância do recall

Não existe recall por defeito que não seja sério. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o chamado deve ser feito quando houver um defeito de fabricação que coloque em risco a vida do usuário.

Uma vez anunciado o recall, não existe limite de data para fazê-lo. O que pode ocorrer é a montadora determinar uma data de início do atendimento, e não uma para o fim.

Qualquer problema como demora no agendamento, lentidão no reparo e mau atendimento deve ser denunciado no Procon local. Os consertos devem ser totalmente gratuitos.