Ford EcoSport 2018 chega com novo motor 1.5 e parte de R$ 73.990

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Ford EcoSport FreeStyle 2018 (Foto: Marcelo Brandt / G1)

SUV reestilizado é o primeiro do país a oferecer motor de 3 cilindros e terá nova transmissão automática. Veja todos os preços e versões.

A Ford apresentou nesta segunda-feira (24), no Recife, o EcoSport 2018 equipado com o novo motor 1.5 Dragon. É o primeiro SUV do Brasil que tem um motor de 3 cilindros. No utilitário, ele desenvolve até 137 cavalos. Os preços variam de R$ 73.990 a R$ 93.990.

Essa renovação no EcoSport, que também adota mudanças visuais reveladas primeiro nos Estados Unidos, no ano passado, é uma tentativa da marca para competir de igual para igual com os novos rivais que tomaram seu reinado no segmento de SUVs compactos: Honda HR-V, Jeep Renegade e Hyundai Creta.

O modelo começa a chegar às concessionárias na segunda quinzena de agosto, em 3 versões. Além do motor 1.5, há um 2.0 de 176 cv, que o G1 já avaliou e que é a única sem opção de câmbio manual, de 5 marchas. A transmissão automática é uma nova, de 6 marchas, que substitui a problemática Power Shift.

G1 avalia o EcoSport Titanium 2.0:

Ford EcoSport evolui para brigar com novos líderes em SUVs
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Veja os preços e conteúdo de todas as versões:

SE 1.5 manual – R$ 73.990

Itens de série: 7 airbags, ar condicionado, direção elétrica, controles de tração e estabilidade, central multimídia de 6,5 polegadas com conectividade Android Auto e Apple CarPlay, sensor de ré e rodas de 15 polegadas.

SE 1.5 automática – R$ 78.990

Itens de série: conteúdo da SE manual mais câmbio automático de 6 marchas com trocas de marchas no volante e controle de velocidade de cruzeiro

FreeStyle 1.5 manual – R$ 81.490

Ford EcoSport FreeStyle 2018 (Foto: Marcelo Brandt / G1)
Ford EcoSport FreeStyle 2018 (Foto: Marcelo Brandt / G1)

Itens de série: conteúdo da SE mais central multimídia de 8 polegadas com conectividade Android Auto e Apple CarPlay, computador de bordo com tela colorida, ar condicionado digital, luzes diurnas de LED, rodas de 16 polegadas, câmera de ré e bancos de couro e tecido.

FreeStyle 1.5 automática – R$ 86.490

Itens de série: mesmo conteúdo da FreeStyle manual mais câmbio automático de 6 marchas com trocas de marchas no volante.

Titanium 2.0 – R$ 93.990

Ford EcoSport 2.0 Titanium 2018 (Foto: Marcelo Brandt/G1)
Ford EcoSport 2.0 Titanium 2018 (Foto: Marcelo Brandt/G1)

Itens de série: mesmo conteúdo da FreeStyle automática mais motor 2.0 de 176 cv, rodas de 17 polegadas, sistema de monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, bancos de couro, teto solar elétrico, faróis de xenônio, sensores de luz e chuva, retrovisor interno anti-ofuscante e acesso e partida sem a necessidade de chave nas mãos.

Você acha que o novo EcoSport pode recuperar a liderança entre os SUVs?

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Motor e câmbio importados

A Ford afirma que o EcoSport é o primeiro carro da marca em todo o mundo a ser equipado com o novo 1.5 de 3 cilindros da família Dragon. Ele é 27 cv mais potente do que o 1.5 de 4 cilindros atualmente usado no Ka e tem 7 cv a mais do que o 1.6 do EcoSport que deixa as lojas, ambos da família Sigma.

No entanto, este motor ainda não é produzido no Brasil – a Ford não confirmou a informação, mas tudo indica que a nacionalização é questão de tempo. Por enquanto, o 1.5 Dragon será importado da Índia.

Também importada da Ásia é a transmissão automática de 6 marchas – esta vem da China, e não deve ser produzida no Brasil. A PowerShift, automatizada de dupla embreagem, por ora, segue no Fiesta e no Focus.

Fiel ao cliente

As maiores mudanças do EcoSport foram concentradas na dianteira, no conjunto mecânico e no interior – estes dois últimos os maiores focos de reclamações dos clientes do modelo.

Por outro lado, o estepe na tampa do porta-malas, a característica mais marcante do modelo e considerado fora de “moda”, foi mantido.

Ford EcoSport antes e depois da reestilização na dianteira (Foto: Divulgação)

Segundo a Ford, o pneu sobressalente não teve a posição alterada porque agrada aos consumidores do EcoSport.

“Cogitamos tirar o estepe e trocar pelo kit [de reparo emergencial]. Mas esta solução foi rejeitada nas nossas pesquisas”, disse Andre Leite, gerente de marketing.

O nível de acabamento foi aprimorado, com materiais de melhor percepção visual e tátil. No entanto, a montagem ainda deixa a desejar, com alguns encaixes imprecisos. As portas possuem fechamento mais suave, e os vãos são uniformes – diferente do que acontecia até então.

Ford EcoSport FreeStyle 2018 (Foto: Marcelo Brandt / G1)
Ford EcoSport FreeStyle 2018 (Foto: Marcelo Brandt / G1)
Ford EcoSport 2.0 Titanium 2018 (Foto: Marcelo Brandt/G1)
Ford EcoSport 2.0 Titanium 2018 (Foto: Marcelo Brandt/G1)
Ford EcoSport 2.0 Titanium 2018 (Foto: Marcelo Brandt/G1)
Ford EcoSport 2.0 Titanium 2018 (Foto: Marcelo Brandt/G1)
Ford EcoSport 2.0 Titanium 2018 (Foto: Marcelo Brandt/G1)
Ford EcoSport 2.0 Titanium 2018 (Foto: Marcelo Brandt/G1)
Ford EcoSport 2.0 Titanium 2018 (Foto: Marcelo Brandt/G1)
Ford EcoSport 2.0 Titanium 2018 (Foto: Marcelo Brandt/G1)
Ford EcoSport 2.0 Titanium 2018 (Foto: Marcelo Brandt/G1)
Ford EcoSport 2.0 Titanium 2018 (Foto: Marcelo Brandt/G1)