0

No atual formato do Campeonato Brasileiro, apenas três de 10 times perderam o título após terminarem a metade inicial do torneio na primeira colocação

Há oito rodadas na liderança, o Palmeiras tem mais três jogos para confirmar o título simbólico do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Atualmente com 32 pontos, a equipe terá pela frente dois confrontos fora de casa, contra Botafogo e Chapecoense, e um na arena, diante do Vitória, para garantir a primeira colocação ao fim de 19 rodadas. Um fator que costuma ser bom sinal desde que o torneio passou a ser disputado no atual formato.

Cuca Elenco Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação)Palmeiras tenta vencer primeiro turno do Campeonato Brasileiro (Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação)

O Brasileirão é jogado em pontos corridos com 20 clubes desde 2006. De lá para cá, em apenas três das 10 oportunidades o campeão do primeiro turno não terminou com o título – casos de Grêmio em 2008 (quando o São Paulo foi campeão), Internacional em 2009 (Flamengo campeão) e Atlético-MG em 2012 (Fluminense campeão).

– Terminando a primeira fase em primeiro lugar, começamos uma contagem regressiva. Sabemos que aí a chance de ganhar o título só dependerá de nós. A derrota que passou não tira nosso foco, nosso mérito, daquilo que produzimos até agora. Só serve de alerta para sabermos que entrou mais um concorrente direto que acabou ganhando os jogos e está próximo – afirmou o lateral Zé Roberto, um dos líderes do elenco alviverde.

O Cruzeiro de 2014 e o Atlético-MG de 2012 dividem o posto de melhor desempenho após disputarem metade do Campeonato Brasileiro de 38 rodadas, com 43 pontos. Se vencer os três jogos restantes, o Palmeiras chegará a 41 e garantirá um retrospecto melhor que o do Corinthians, campeão de 2015, tinha a essa altura no ano passado.

A derrota para o Atlético-MG por 1 a 0 na arena, no último domingo, foi a primeira de Cuca como mandante desde que chegou ao Palmeiras. Reduziu para dois a distância para Corinthians e Grêmio, que acumulam 30 pontos.

E MAIS: Vice em 96, Zé Roberto liga alerta e diz que fará de tudo por título brasileiro

Tanto o arquirrival alviverde quanto o time gaúcho também terão dois jogos fora e um em casa nestas últimas três rodadas do primeiro turno. O Grêmio encara América-MG (como visitante), Santa Cruz (em casa) e Botafogo (visitante). O Corinthians pega Internacional e Atlético-PR (ambos fora) e Cruzeiro (em casa).

– Um campeonato tão equilibrado como o Brasileiro é difícil dizer o que vai acontecer no segundo turno. Mas uma coisa que tenho clara é que o campeonato será lutado por três ou quatro equipes até o final. Acho que não vai ter aquela equipe que vai disparar – apostou Zé Roberto.

Veja o desempenho dos campeões do primeiro turno do Brasileirão:

2015 – 40 pontos – Corinthians
2014 – 43 pontos – Cruzeiro
2013 – 40 pontos – Cruzeiro
2012 – 43 pontos – Atlético-MG
2011 – 37 pontos – Corinthians
2010 – 38 pontos – Fluminense
2009 – 37 pontos – Internacional
2008 – 41 pontos – Grêmio
2007 – 40 pontos – São Paulo
2006 – 38 pontos – São Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA